Como é voar pela panamenha Copa Airlines

Voar pela Copa Airlines tem sido cada vez mais comum para os brasileiros. Seja pelos preços convidativos das passagens para os EUA e Caribe ou pela escolha de se fazer uma escala para compras no Panamá.

Em junho, voei quatro vezes pela companhia panamenha (Bogotá > Cartagena / Cartagena > Cidade do Panamá / Cidade do Panamá > Quito / Quito > Bogotá) e deixo aqui minhas impressões sobre ela.

Não tive problemas com atrasos em nenhum dos aeroportos e o check-in (feito pela internet) foi bem tranquilo. Exceto o voo entre o Panamá e Equador, os demais trajetos, apesar de sob o nome da Copa, foram operados pela Aero Republica (o braço colombiano da empresa) e me surpreenderam.

Os aviões eram os novíssimos, confortáveis e brasileiros Embraer 190. Nunca havia voado em uma aeronave tão confortável, não só pelo espaço entre as poltronas (são duas fileiras de cada lado), mas também pelos bancos de couro.

O serviço de bordo no voo nacional Bogotá > Cartagena foi praticamente inexistente. Durante a uma hora de voo só foram servidas bebidas sem álcool.

Mas já nos trechos internacionais entre Colômbia, Panamá e Equador, foram servidos sanduíches, iogurtes, salgadinhos, bolacha recheada, bebidas sem álcool e cervejas. Gostei bastante!

O voo no trajeto Cidade do Panamá > Quito foi o menos interessante. O aviaõ era um Boing 737-700 (o mesmo usado pela Gol), com três poltronas de cada lado e não tinha nada demais, apesar de o serviço de bordo ter sido bom.

Resumindo, a Copa Airlines me surpreendeu positivamente, principalmente nos voos dentro da Colômbia e de/para o país. A única coisa que tenho a reclamar é que a companhia me cobrou uma taxa de U$60 de imposto colombiano, sendo que estrangeiro é isento, e não me avisou na hora do check-in em Cartagena. Se eu não tivesse descoberto por conta própria e pedido meu dinheiro de volta, eles não teriam devolvido.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Letícia disse:

olá!!
Gostaria de saber sobre entretenimento a bordo no voo Porto Alegre – Panamá

Obrigado!!

Letícia disse:

olá!!

Gostaria de saber se no voo Porto Alegre – Panamá já tem tela de entretenimento individual..
Obrigado

forestal jean yvenel disse:

Eu gostaria ir Haiti o mês de setembro eu não tenho visto EUA eu procurai um voo , eu não consegui achar, eu gostaria ter sua ajudar , eu tenho que sair de são paulo o mês de setembro e volto o mês outubro , e-mail : [email protected], …. mas o menos 13 setembro – 10 outobro

Olá, Forestal,
você pode consultar em buscadores de passagens, como Decolar ou Submarino Viagens.
Abraços

Alcimar Nero disse:

Olá Rafael boa tarde,

Estou indo para São Francisco saindo de Brasilia agora em julho com minha esposa e meu filho de 11 anos , vamos ficar 11h no Panamá, percebi pelas suas dicas que vale apenas sair para conhecer ou fazer compras, minhas dúvidas são: Para entrar no país é preciso de cartão de vacina, quais são e exigidas pois para os EUA não é preciso ? É uma cidade segura para um turismo desse tipo , pricipalmete com criança? Podemos ter alguma problema na volta ao aeroporto, nesse caso seria melhor um Shopping ?

Oi Alcimar, tudo bem? Vamos lá:

– Sobre a vacina, há uma contradição entre ser ou não obrigatória. Eu tomei a minha. Mas nesse link você vê que a própria embaixada do Panamá diz que não é obrigatória https://www.viajenaviagem.com/2015/02/vacina-febre

– O Panamá é sim relativamente seguro, você não deverá enfrentar nenhum problema.

– Se você voltar ao aeroporto com o tempo suficiente para o novo embarque (pelo menos 1h), não terá problemas.

Abraços

valdemar disse:

Voei pela COPA de Porto Alegre até o Panamá em turbulência total. Já voei muito mas não com tanto tempo balançando forte. Até na decolagem em solo o avião saia de lado. Péssimo vôo.

Julia disse:

Olá, onde foram cobradas a taxa de imposto colombiano que vc falou? Foi na compra da passagem??

Oi Julia, tudo bem?
As taxas foram cobradas no próprio aeroporto de Cartagena. Mas isso varia de companhia pra companhia. Fui agora novamente de Avianca e a taxa já estava inclusa na passagem. Verifique com a companhia!
Abraços

Julia disse:

Obrigada Rafael pela resposta! É que vou para Cartagena em novembro e estou pesquisando passagens. A TAM e a Copa estão com os melhores preços, e pretendo ir de copa pois não tem escalas. Dessa outra vez vc tb pediu o dinheiro de volta da Avianca? Em que situação a cobrança do imposto é indevida?

Oi Julia, tudo bem?
A cobrança não é indevida, é como nossa taxa de embarque comum. Só que algumas empresas deixam para que o passageiro pague a taxa diretamente ao governo no aeroporto e não como as nossas empresas brasileiras que repassam a taxa depois. É normal. Se quiser, veja depois de comprar a passagem com a companhia qual é a política dela.
Abraços

sonia disse:

Rafael , obrigada pela sua resposta. E se ele quiser passar a noite no aeroporto , há algum risco ? Há atividades por lá durante a noite? Grata

Oi Sonia, creio que sim, é um dos aeroportos mais movimentados das Américas. Sempre há algo para se fazer. Caso ele queira descansar, você pode ver a possibilidade de ele comprar uma entrada em uma sala vip, como nesse site https://www.prioritypass-pt.com/
Abraços

sonia disse:

Gostaria de uma informação.

Meu filho vai para Cancun e fazer conexão no Panamá. Chegando lá no aeroporto , qual o primeiro passo? E as bagagens? Seu tempo de conexão será 8 horas. Há algum risco dele esperar no aeroporto?Grata

Oi Sonia, tudo bem? Provavelmente a bagagem dele já irá direto para Cancún, portanto ele só terá que esperar pelo próximo voo no Panamá. Não há risco algum. Caso ele queira, dá pra sair do aeroporto, dar uma volta e retornar. Esse post pode ajudar bastante https://www.essemundoenosso.com.br/2012/02/29/o-que-da
Abraços,

italo disse:

quero o numero para saber de uma informação com a empresa copa me ajuda aii alguem???

Junior disse:

Boa Tarde Rafael, estava olhando as dicas de Foz do Iguaçu – Paraná, para Iguazu Argentina, achei muito legal e importante, caso for de ônibus posso durmir no hoteis lado da Argentina e só volta outro dia ou tem problema.
aguardo, obrigado.

Oi Junior, tudo bem? Você pode sim dormir lá, eu fiz isso. Fiquei 3 dias na Argentina, em Puerto Iguazú. E sinceramente? É uma cidade bem mais charmosa e barata que Foz. Você só precisa de RG ou Passaporte na hora de cruzar a fronteira!
Abraços

Kátia disse:

Rafael, bem detalhada sua experiência.
Estou pretendendo a ir para Aruba e dar uma parada no Panamá pra compras, mas confesso que tenho ouvido falar muito mal da Copa. (Ainda estou em dúvida quanto a emissão do trecho com eles. Entre as opções mais econômicas está a Avianca que faz conexão em Caracas, mas que eu preferia evitar). Caso eu queira ficar diversos dias no Panamá, sabe se há prais legais com clima tranquilo pra se descansar?

Oi Katia, tudo bem?
Olha, eu tenho lido que a Copa melhorou bastante, inclusive já tem novos aviões entre SP e Panamá com telas de entretenimento individuais. A Avianca faz conexão em Bogotá, não? Eu já voei com eles e adorei, realmente é bem melhor. Mas se a diferença de preço for muita, eu iria de Copa, o voo nem é tão longo assim.

Eu fiquei na Cidade do Panamá 3 dias e fiz bastante coisa, não só compras. Se quiser ver, tenho um especial com dicas https://www.essemundoenosso.com.br/destinos/cidade-do-….

Se preferir realmente praias, existem praias incríveis no Panamá, como San Blás e Bocas Del Toro. Infelizmente não fui, mas você pode ver as dicas no site da RBBV, que reúne vários blogs de viagem https://www.rbbv.com.br/americas/america-central/p

Abraços e obrigado,

igor disse:

Boa tarde pessoal, estou indo pra Miami em Abril e comprei a passagem pela Copa Airlines, porém na volta, meu voo tem escala no Panamá, de pouco mais de 22h..gostaria de saber se a há direito, ou se a companhia oferece hospedagem ou algum outro benefício devido ao tempo de espera? Desde já, agradeço.

Oi Igor, obrigado pela visita. Normalmente as companhias oferecem hospedagem nesses casos de longa conexão, mas é melhor você olhar com eles. Ligue pro escritório aqui no Brasil!
Abraços

Deusa disse:

Boa tarde gente! Estou indo pra Punta Cana em maio pela America Airlines até o Panamá, tbm li alguns relatos a respeito de bagagens desaparecidas. Estou assustada. E tenho muitas dúvidas a respeito da conexão, pois essa é a minha primeira viagem internacional. Será se as minhas malas serão despachadas para Punta Cana ou eu preciso fazer novo chek-in?

Oi Deusa,
com certeza acontecem essas situações desagradáveis às vezes, mas são em quase todas as empresas. Tenho diversos amigos que viajaram de Copa e nunca passaram por essa situação. Embora tenha mais relato na Copa, é uma situação de azar.
Sobre a conexão na Cidade do Panamá, provavelmente sua bagagem já irá direto para Punta Cana. Mas consulte a companhia ainda aqui no check-in do Brasil.
Abraços

Deusa disse:

Olá Rafael,
Obrigada por me responder. Gostei muito do seu blog, nos ajuda muito.
Abraaços.

Vanessa disse:

Olá! Já li todas as respostas mas ficou uma dúvida: Poso usar o Tablet ou o Smartphone em <modo avião> durante o võo? Pois me ferrei na Iberia pq não podia e meus livros são todos e-books que leio nos aparelhos para diminuir o peso.
Por favor, gostaria de saber como é a política da COPAAIR. Pois no site não vi (ou não encontrei)

Oi Vanessa, obrigado pela informação, realmente existem novas aeronaves no trecho SP – Panamá. Pode sim usar o tablet/smartphone durante o voo, pelo menos eu usei e não tive nenhum problema com as aeromoças.
Obrigado,
abraços

Vanessa disse:

Obrigada, Rafael! Com meus seriados e e-books nem ligo pra falta de telinha individuais…hehehe
Mas vi em uma notícia que os trechos saindo do Rio também estão com novas aeronaves. Vamos ver se até Junho, minha viagem, isto se concretize!
Abçs

Walber Fortes disse:

Não tenho bons comentários sobre essa companhia. Alias tenho péssimos. Das três vezes que voei duas me causaram tremenda dor de cabeça.
A primeira foi um domingo com vôo direto de GRU para Panamá depois de horas de desculpas de vôo atrasado cancelaram o vôo. Embora explicasse meus problemas isso me fez perder uma certificação importantíssima que faria na segunda-feira no Panamá.
A segunda grande lambança foi hoje. Estou no Panamá desde 02/12 e durante a semana foi surpreendido por uma cirurgia de emergência. Estou internado, hospitalizado, sozinho neste Pais. Minha esposa comprou passagem correndo para vir ao Panamá para cuidar desta minha internação e o que aconteceu? Mais descaso. O voo foi sofrendo atrasos até disserem que foi cancelado. Apesar de minha esposa ter explicado todo o problema e a necessidade urgente de estar no Panamá mandaram ela às 03:00 da manha para o check-In da TAM que só abre perto das 06:00 para pegar um voo para POA com escala em Floripa para depois seguir viagem de POA para Panamá.
Isso seria simples exceto por estar no aeroporto desde 21:00 e sabe-se lá que horas chegara no Panamá.
Agora
. Você acha que alguém procurou buscar a melhor saída? Não, porque estou vendo vôos saindo de GRU com horários muito melhores.
Você achaque alguém deu algum ticket ou vale para lanche? Claro que não.

Esta aí a minha experiência. NÃO RECOMENDO!

Oi Walber, muito obrigado por seu relato. Com certeza veio a agregar informações para aqueles que procuram relatos da Copa.
Abraços

Sergio disse:

OIa galera. Estou em viajem pela Copa nao tem nada de especial nos avioes. Estou fazendo o percurso, Brasil/NY e amanha volto para o Brasil de Miami O lanche nao e bom. Serviram suco, refrigerante ou agua, tem uns biscoitinhos mais nada. Achei fraquissimo, fiz voo no horario do almo;o, achei que serviriam algo quente, pelo menos um salgadinho. A cadeira quase nao reclina. Nao consegui pregar o olho, o ar condicionado nao refrigerava, aquele jatinho que fica em cima da cabe;a da gente. Nao tinha nem a telinha para ver um filme para distrair. O aviao melhorou um pouco do Panama/EUA. Tinha o video em cada cadeira. O pessoal e simpatico. Foi minha primeira viajem internacional e meus amigos nao reclamaram nada. Disseram que as companhias sao tudo a mesma coisa. Enfim fica melhor se vc viajar de primeira classe a poltrona e o maximo. Mas como estou de ferias ta valendo, adorei os EUA e vou voltar mais vezes. Grande abra;o a todos.

renata disse:

estou indo para las vegas dia sete de julho, e vou sozinha gostaria de saber se é muito confuso para fazer a imigração pois sempre fui de outra compahia aeria e fazia imigração em atlanta, é tranquilo o processo ou sera que irei me confudir ate por nao falar ingles, to bem insegura e o trajeto pelo panamá tem mais ou menos turbulencia?

Lilian Bomfim disse:

Estou prestes a embarcar num voo da Copa. Vejo que todas as pessoas estão preocupadas com alimentação e extravio de malas, que também me deixa apreensiva.Mas minha maior preocupação é com a segurança das aeronaves, tendo em vista que trata-se de empresa estatal panamenha. A dúvida é sobre a manutenção das mesmas. Fico realmente preocupada. Como embarquei na do grupo com o qual vou viajar, comprei. Mas estou tentando desmarcar e comprar na American Airlines, mesmo pagando R$ 600,00 a mais.
Lilian Bomfim

Rafael Carvalho disse:

Oi Lilian, obrigado pela visita.
Acho que você deve ter calma. Relatos de voos são extremamente pessoais, então da mesma forma que pode ter ocorrido coisas negativas a uma pessoa, pode ter sido completamente normal, como foi pra mim. Eu voaria novamente e tranquilamente com a Copa, sabendo de suas restrições no quesito conforto ou entretenimento. Da mesma forma, conheço diversas pessoas que tiveram problemas com a American Airlines. Sobre segurança, a Copa está registrada no IOSA, que audita as seguranças das companhias aéreas.

Seja qual for sua decisão, você poderia voltar ao nosso site e dar seu relato?

Muito obrigado,
Rafael

Kadu disse:

Rafael, boa noite! Viajo dia 1 para punta cana. Posso utilizar o meu cartão fidelidade de alguma empresa nacional? Fiquei em duvida sobre utilização. Abs e obrigado

Rafael Carvalho disse:

Oi Kadu, tudo bem?
A Copa começou a aceitar no mês passado o TAM Fidelidade, pois ela entrou para a Star Alliance.
Abraços, boa viagem!
Rafael

simone disse:

Boa noite!!!!
Fiquei preocupadissima com as reclamações da Copa Airlines, estou indo viajar com 2 crianças, uma de 4 anos outra de 7 para Orlando em julho, `Por favor alguem me ajude a ficar tranquila, disseram que não tem entretenimento, as malas roubadas, funcionarios mal educadoss etc.
Conto com o relato de alguem
Obrigada
Simone H São Paulo

Rafael Carvalho disse:

Oi Simone, tudo bem?
Eu sempre penso assim: relatos são relatos, pessoais e ocasionais. Então posso falar por minha experiência, que foi totalmente tranquila. Conheço outras pessoas que voaram, inclusive pra Disney, e não tiveram problema algum. Realmente não há entretenimento. Mas acho que não há motivo para tanta preocupação, cada vez mais e mais brasileiros voam pela Copa. Em relação às bagagens, é tomar as precauções básicas, como cadeados e até mesmo aquele plástico que embalam as malas no aeroporto.
Ótima viagem e volte pra contar seu relato.
Abraços
Rafael

simone disse:

Rafaelllll
Muito Obrigada pela ajuda, assim que voltar de viagem conto como foi.
Abraços
S imone

Vanessa Santos disse:

As novas aeronaves 737-800 partindo se São paulo já têm tvs individuais com vários canais de entretenimento. Pena que vou do Rio. =(
https://www.copaair.com/sites/CC/pt/Nuestros-Produ

Lafayette lemos disse:

Muito bom. Estou saindo do Rio com destino a Miami com escala de 8 horas no Panama. Fiquei mais tranquilo com as suas sitacoes. Grato.abraco. Lafayette lemos Recife PE.

Gilclésio Máximo disse:

Olá! Irei à Punta Cana no dia 05/04/2012 pela copa saindo de Brasília. Decidi passar o dia no Panamá para fazer algumas compras, porém ainda estou com dúvidas quanto a bagagem. Como farei compras precisarei despachar mais bagagens no Panamá para Punta cana. Será que é possível fazer tal operação? Minha “espera” em solo Panamenho é de pouco mais que 11h.
Caso alguém tenha a resposta por favor me ajude.
Desde já agradeço!

Rafael Carvalho disse:

Oi Gilclésio, obrigado pela visita.
Acho melhor você entrar em contato com a Copa e ver todos estes procedimentos para não acontecer nenhum problema.
Abraços
Rafael

sandro rosa disse:

boanoite tudo bem,olha quero lhe perguntar mais uma coisa,se eu trocar o real la par moeda deles e mais facil ou nao,porque o dolar ta muito caro e vou comprar pouco oque vc acha,ate mesmo a comprar e minha 1 vez fico com receio de tomar calote kkk ne ,abraço amigo e mais um avez obrigado

Daiana disse:

Texto bem detalhado sobre o voo da Copa de Brasília para o Panamá: https://caysturismo.com.br/luademel/saiba-tudo-sob

Danielle disse:

Evitem essa cia aérea….fui agora em janeiro para cancún….. minhas malas além de extraviadas, ou melhor, eles deixaram na cidade do panamá… a minha e da metade do voô….. quando recebi a mala em casa supresa, as coisas que comprei foram furtadas… perfumes, maquiagem, roupas, lembranças…. faltou muita coisa na minha mala… cheguei a 2 dias no rio e to desesperada com a falta de respeito da cia copaair….Então quem vai viajar fique atento, pq mesmo com cadeado e lacre, eles abriram, pegaram as coisas, fecharam e lacraram a mala…. ao receber não percebi nada, somente ao abrir!!!! Agora só resta acionar a justiça e esperar… Aos que foram lesados assim como eu entrem econtato com a anac para reclamar… pelo que vi na net, esses furtos de coos com escala no panamá são muito comuns….

Luciana Ruiz disse:

Pessoal, vamos fazer uma viagem a familia toda 12 pessoas para Orlando pela Copa com escala no Panamá, bom já percebi que vamos precisar de vacina para Febre Amarela e a pouco também exigem Sarampo por conta dos EUA, mas a pergunta alguém já vez este trajeto, correu tudo bem? O que vocês acharam??

Silviaq disse:

Ola Luciana, td bem? Gostaria de saber se você ja viajou e se correu tudo bem? Viajo pela Copa saindo de SP com escala no Panamá. Se vc tiver informações, vou agradecer muito. obrigada

Delma disse:

ola, pretendemos pegar o voo Porto alegre_ panamá que chega as 6.30 lá.
vamos fazer um cruzeiro e o navio sai de Collon, onde deveremos estar até as 14.30h.
Ouvimos falar que a Copa atrasa os voos, fazendo escalas nao previstas.
alguem sabe alguma coisa sobre isso??
obrigada

vaine vizzotto disse:

oi.

Estou viajando para Punta Cana com conexão no Panamá. Pretendemos fazer compras no Panamá e a ´pergunta é: Onde deixar as malas? Despechar no check-in?

obrigada,

vaine.

stephanie nebo disse:

gostaria de saber como é o voo de sao paulo ate o panama e do panama ate o mexico , amigos meus dizem que tem muita turbulencia e que treme muito é verdade?

e terei que fazer uma conexao e trocar de aeronave para ir para cancun
como sera?
é muita bagunça , zona, as malas podem ser extraviadas?
terei uma hora para fazer isso

Alberto disse:

Viajei em Dezembro do RJ para o Panama e de la para Cancum e é tudo muito tranquilo e organizado.

Alberto disse:

Minha esposa teve uma bagagem “rezagada por autoridados do Mexico”, segundo informações recebidas do atendente da Copa no Aeroporto Guarulhos, de nome Jesus, na chegada a São Paulo na madrugada do dia 15/12/11. Orientado por este funcionario e por outra funcionaria de nome Monica, fomos informados de que a mala estava a caminho no voo 759 e que chegaria a Sao Paulo as 06:30 hrs do dia 15/12/2011. Como tinhamos voo agendado para Curitiba atraves da empresa GOL, fomos orientados a seguir viagem que no decorrer do dia 15/12 a mala seria entregue em nossa residencia em Curitiba.
Acontece que desde a tarde do dia 15/12, ate este momento, ja falei com as seguintes pessoa da Copaairline e nao tenho resolução sobre minha bagagem: Angela, Evelin, Cassia, Eva, Francisco, Valesca, Viviane, Priscila, Isabela, Daniele e por ultimo Sr. Fabio.
Na tarde de 16/12 a funcionaria Isabela ligou para minha esposa informando que a mala estava sendo enviada pelo VOO 1847 da Gol. Nos deslocamos ate o aeroporto e a mala que nos foi enviada, nao tinha nada a ver com a nossa, apesar de na reclamação constar a marca Village e o codigo Green 22 HWX, que no meu entender, trata-se de uma mala verde, e a mala enviada era uma preta. Ainda no aeroporto fiz contato com a Srta Daniele que ficou de nos posicionar sobre o real paradeiro da mala. Era 00:30 hrs do dia 17/12 fomos informados que a mala foi enviada erroneamente (pela Copaairlines) para Salvador e que chegaria la as 02:00 hrs, porem ela ja havia orientado os funcionarios a reenviar a mala para Curitiba e que me entregariam no decorrer do dia 17.
Liguei novamente as 09:30 hrs para confirmar o horario e a funcionaria Patricia disse que nao sabia de nada e que iria verificar o ocorrido. Retonrou a ligação por volta das 13:00 hrs informando que a mala tinha sido entregue indevidamente para o cliente em Salvador. Diante de minha indiginação, passaram a ligação para a Supervisora Vivian que tentari achar uma solução. Eram 17:30 quando a Patricia me ligou informando que a mala estava sendo embarcada em Salvador no voo GOL 1940/1566 as 17:40 hrs e que chegaria em Curitiba as 23:23 hrs, ainda pediu para assim que eu recebesse a bagagem, ligasse informando se tinha chego tudo em ordem.
Novamente me dirigi ao Aeroporto de Curitiba por volta das 23 hrs quando fui informado por funcionarios da Infraero que a cinco meses o Aeroporto fecha as 20:00 hrs e reabre somente as 12:00 hrs do domingo.
Alem de todo este jogo de empurra,informei a todas estas pessoas acima, que tenho nesta mala documentos que preciso utilizar em uma apresentação, em convenção realizada neste final de semana e adiei por duas vezes, tendo que, neste momento,cancelar minha apresentação, sabendo que serei penalizado profissionalmente com este ato.
Isto é um descaso, pois quando embarcamos em Cancun, a empresa cobrou U$ 55,00 de excesso de bagagem, fiz inumeras ligações, sem contar os deslocamentos de minha casa ate o aeroporto.

Gabriel disse:

Olá,
Gostaria de saber se é arriscada a escala da COPA de 48 minutos no Panamá.
Saio de Miami com destino ao Panamá, para uma escala de 48 minutos antes de partir pra Porto Alegre. O que acontece caso o primeiro vôo atrase?
Obrigado.

Michelle disse:

queria saber como foi a sua viagem? Se correu tudo bem? Já que tenho o mesmo tempo de conexão? Estou muito preocupada.

Angélica disse:

Gostaria de saber se correu tudo bem, minha escala vai ser de 50 minutos e estou preocupada também.

Gilclésio Máximo disse:

Olá!
Estou indo para punta cana, com uma escala de 4h e 30min em Panamá. Gostaria de ir no Metro Mall. É numa quinta feira. Será que dá tempo? Meu voo chega as 6h e 34 mim. Alguém sabe a hora que abre?
Obrigado!

Bernard Braun disse:

Acabei de voltar de NY, voando pela COPA AIRLINES. Saímos de Bsb na madrugada do dia 04 de Setembro, e regressamos no dia 15/09. Minha primeira impressão ao entrar no avião da COPA é que definitavamente trata-se de uma companhia boa, com algumas limitações, mas que cumpre a risca o que se está pagando. Ou seja, o transporte do passageiro e de sua mala!
No voo de Bsb para a Cidade do Panamá, gastamos aproximadamente 5:40 hrs, e correu tudo tranquilo. Foi servido café da manhã, e um almoço relativamente bom. De 0 a 10, classifico o atendimento dos comissários de bordo uma nota 7. Apesar de não falarem português, em todos os nossos voos eles foram gentis e solicitos quando precisou. Seja para tentar arrumar uma manta, ou para buscar um copo de agua. O assento do avião realmente é algo muito pequeno. Tenho 1,89 de altura, e me senti algumas vezes bastante desconfortável, mas nada que tirasse a alegria por ter pago R$1304,00 na passagem de ida e volta para NY. A poltrona que fica na janela, é consideralvamente mais confortavel que a do meio, e a do corredor. Chegando no Panamá, eu e meu primo sentimos um pouco de desconforto na hora da descida. Apesar de ser bem bonito a paisagem, visualizando centenas de navios chegando no Canal, a sensação que tínhamos era que o avião não estava tão bem pressurizado. Resultado: Senti fortes dores de cabeça, ouvido zunindo, e um pouco de tonteira. Mas tudo bem…
Ao desembarcar, é tudo muito simples. Não existe nenhuma burocracia!
Você sai do avião, e imediatamente já sai num corredor com alguns pontos de alimentação e inúmeras lojas de Free Shop. Achei os preços bacana, mas como minha escala na ida era de 8 hrs, preferi pegar um táxi e passar o dia num shopping que se chama Albrook Mall. E assim foi feito! Saimos da era de embarque e desembarque, descemos para imigração onde preechemos um papel simples, e saímos para rua. Detalhe: NENHUM MOMENTO foi solicitado comprovante da vacina de Febre Amarela. Mas… Caso pedissem, estava dentro da carteira. Pegamos um táxi, e combinamos o valor total de 50 dolares pelo trajeto Aeroporto x Albrook, ida e volta. O trajeto até esse shopping é legal, com muitas variações de paisagem. O trânsito é hiper super complicado, e eu recomendo um milhão de vezes: NÃÃÃO ALUGUE UM CARRO, pois você vai se perder. Ao chegar nesse shopping encontramos preços maravilhosos (alguns até mais barato que nos EUA). Tênis nike que aqui custa 500 reais, paguei na media de 50 a 80 dolares. Camisetas para homem da Ecko, por 9,99 dolares. Calça Levis 24,99 dolares. Bonés Puma 9,99 dolares. Chuteiras F50 ou nike (igual a que Neymar usa) por 79,00 dolares tinha em todo lugar. Achei fantástico, e nesse shiopping ficamos por umas 4 hrs e gastamos cerca de mil doláres. Ao voltar pro Aeroporto foi bem tranquilo o trajeto, principalmente por se tratar de um domingo. As ruas são bastante policiadas e existe inúmeros radares. Chegamos no aeroporto, entramos na fila para embarque internacional e tivemos que tirar tenis, meia, cinto, relogio, etc.. Feito isso, entramos de novo na area de embarque e desembarque, sem problemas! Fomos para praça de alimentação, e algum tempo depois embarcamos para NY. Ao entrar nesse avião, que é bem maior do que faz o trajeto Brasil x Panamá, a diferença é monstruosa! Esse já um avião maior, mais confortável, e com o interior bastante moderno. Fizemos um voo tranquilo de aproximadamente 5 hrs, e chegamos em NY de madrugada. A imigração foi coisa simples, e não vi nenhum caso de mala extraviada ou roubada.
Ficamos 10 dias na cidade de NY, e compramos tudo que podíamos e o que não podíamos. Fiquei muito, mas muitoooooooooooo preocupado com a volta. Não saberia qual seria minha reação, se depois de tanta pexincha (fui em todos os outlets de NY) e tanta compra legal, se minha mala fosse extraviada, o que eu faria? Afinal de contas, não queria nenhum dinheiro do mundo para sanar esse problema, queria TODOS meus pertences chegando são e salvos. Pois bem, 1 dia antes da volta compramos cadeados aprovados pelo TSA, e fizemos nossas malas atentando ao peso de 2 malas por pessoa de 32 kg no máximo cada, e uma de mão de 10 kg. Assim foi feito, nenhuma mala excedeu esse peso e fomos para o aeroporto. Logo no check in, o cara pesa mala por mala que vai despachar, mas não pesou e nem perguntou sobre malas de mão. Vi que ele tinha alguns lacres na mesa dele, e além do cadeado, colocamos tbm esse lacre! Entregamos as malas para ele, ele informou que retiraríamos as malas somente em Bsb, e após isso o jeito foi rezar! O voo de volta Ny x Panamá foi tranquilo.. Deviam caber umas 160 pessoas no aviaão, confesso que não tinha nem 70! Ou seja, minha impressão é que todos querem ir para EUA , mas nem todos voltam… O atendimento foi bom, foram servidos café da manhã e almoço, mas nada muito especial que merecesse comentário. Chegamos no Panamá, e como nosso tempo de conexão era somente 4 hrs, decidimos ficar no aeroporto. Na hora de embarcar para Bsb percebemos que o voo seria lotado, visto a quantidade de gente na porta do nosso ‘gate’. Entramos sem nenhum problema na aeronave, e percebi realmente a falta de bom senso de várias pessoas com relação a malas de mão. Vi malas exageradamente grandes, e outras que mal cabiam no bagageiro interno. Como fomos um dos primeiros a entrar, percebemos a movimentação dos funcionários colocando as mala despachas. Ficamos apreensivos e rezando para que todas fossem colocadadas. Ao embarcar, eles te pedem para escolher qual das duas malas será prioritária. Um ponto a se destacar é que os funcionários tanto do aeroporto do Panamá quanto de NY, eles não tem o mínimo zelo pelas malas dos passageiros. Jogam , viram, puxam… Não estão nem aí ! Parecem que estão fazendo aquilo de graça, e sem o menor cuidado ou entusiasmo. Pois bem… Para nossa sorte, todas as malas foram colocadas no avião, e o avião veio com 95% de lotação dos passageiros. Esse aviao era antigo, mas nada que atrapalhasse a vontade de chegar em ksa são e salvo! Foi servido lanche, bebidas, jantar e um outro lanche quase na hora de pousar. Chegamos em Brasilia as 02;40 da madrugada do dia 16 de Setembro, passamos pela Policia Federal e resgatamos nossas malas são e salvas, tão como despachamos. Não consigo achar palavras para descrever como fiquei alegre e contente naquele momento maravilhoso. Pelo que vi, nenhum passageiro ficou com bagagem para trás e/ou teve seus pertences roubados. Para completar minha alegria, no tinha 1 funcionário na receita federal e este por sua vez, estava com uma cara de sono que liberou TODOS sem olhar nenhuma mala. Ou seja, ninguém declarou nada, e ninguém ficou enroscado ou teve que pagar imposto! Chegamos em Casa , e constatamos que realmente NINGUÉM mexeu nas malas. O único ponto a se destacar é que algumas malas vieram com pequenos arranhões e alguns amassados, mas coisa natural de qualquer viagem.
Minha impressão sobre a COPA?
É uma empresa honesta naquilo que se propõe a fazer. Não achei que a comida fosse ruim, e o atendimento a bordo confesso que foi melhor do que eu esperava. Foram muito pontuais nos 4 voos, e apesar da falta de conforto, chegamos bem e com todas os pertences. Que é isso que importa. Vi pessoas dentro do avião reclamando do espaço e vi outras reclamando de alguns passageiros espaçosos. Mas na minha opinião, se voce pretende viajar despreocupado, sem nenhum probleminha, sem nenhuma dor de cabeça e com conforto, compre Air Canada ou Fly Emirates!
Fiquei satisfeito com a COPA, indico a quem estiver em dúvida, e agradeço muito a Deus por não ter tido minhas coisas extraviadas. Talvez seja sorte… Mas é sempre útil você LACRAR sua mala da melhor maneira possivel, e colocar identificação nela caso haja algum imprevisto.
Detalhe: No voo de volta, sobrevoando as Bahamas, a visão é simplesmentes E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R !!!

Valeu!
Para quem quiser ver como foi minha aventura.. Segue:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.247474525291854.60974.100000879258287&l=64c943fbb9&type=1

Gilclésio disse:

Olá!
Bernard, você ficaram 8 horas no Panamá antes de seguir para os EUA, vocês despacharam as compras que fizeram no panamá? ou levaram como bagagem de mão? Estou com bastante dúvidas sobre esse assunto, pois fico quase 12 horas o Panamá depois vou para Punta cana. Como lá não é o paraíso das compras gostaria de comprar bastante coisa no Panamá.
Abraço!

Rita Leite disse:

Olá Rafael! Estou desesperada, horrorizada, morrendo de medo e preocupadíssima! Eu e meu marido vamos para Miami mês que vem com uma parada no Panamá de mais ou menos 1h40min e estou morrendo de medo de extraviarem nossas malas! Tem alguma coisa que posso fazer para tentar evitar isso??? Por favor, alguém pode me ajudar? Obrigada desde já.

laer disse:

boa companhia … recomendo a todos

Bernard Braun disse:

Valeu!
Com relação ao tempo gasto, por se tratar de um domingo (04/09) você acredita que preciso reservar quanto tempo? Eu imaginei uns 25 minutos na ida, e mais 25 minutos.. Na sua opinião, é mais ou menos isso?
Assim que voltar, pretendo sim relatar toda minha experiência aqui no blog.
Minhas únicas preocupações são duas…
1°: O voo Bsb x Panamá é operado num Boing 737-700. Já me falaram horrores sobre o assento dessa aeronave. E sem contar que tenho 1,90 de altura… Acho que vou sofrer! rsrsrsr Mas na sua experiência, é algo suportável?
2°: Meu maior medo é na volta.. Certamente as 2 malas estarão carregadas de roupas, tenis, perfumes, relogio e souveniers… E na volta faço uma escala de 5 hrs no Panamá. Meu maior medo é sem dúvida, ter a mala extraviada ou ter objetos furtados.. Vou tentar me prevenir da melhor forma possível…. Seja com cadeados TSA ou mesmo com aquele plástico que eles passam na mala.

Não quero nem imaginar chegar em Bsb na volta, e minha mala não aparecer…

Um abraço!!

Oi Bernard,
você não vai gastar mais do que meia hora para ir do aeroporto até o Albrook, não. Se sobrar um tempinho, pegue um táxi até o Canal ou até a orla para conhecer a cidade também. O avião é bem parecido com os nossos de voos domésticos, estilo GOL.
Abraços, boa viagem!

Bernard Braun disse:

Fala aí Rafael, parabéns pelo site garoto! Show de bola..
Sou de Goiânia, e dia 04/09 embarco para NY, fazendo essa tão famosa escala no Panamá.
Chegarei no aeroporto de Tocumen exatamente as 09:40 da manhã. E sigo meu voo para NY, as 18:30. Há tempo venho olhando vários sites e forum, e decidi fazer uma pequena volta na cidade do panamá e como minha escala será de quase pouco mais de 8 hrs, pretendo passar pelo menos umas 4 hrs no Albrook Mall.
Você acha que estou certo? É um shopping com mtas variedades e bons preços?
Consegui um transporte aeroporto x albrook e depois albrook x aeroporto, por 25 dolares cada trecho.. Totalizando 50 dolares. Está na média?

Outra coisa… Assim que o avião pousa em solo Panamenho, existe alguma burocracia para se sair do aeroporto? Existe alguma tava que deve ser paga?
Já estou ciente e já tomei a vacina da febre amarela…rsrss
E antes que alguém pergunte, eu paguei na minha passagem ida e volta, saindo de BSB, (acreditem!!!) R$1.304,00.

Valeu!
Bernard Braun

Oi Bernard, muito obrigado por compartilhar essas informações.
Acho que o Albrook é, sem dúvidas, o melhor lugar para você que procura variedades. Eu particularmente gostei mais do Multiplaza por ser mais bonito, etc. Mas para compras, o gigante Albrook é ótimo! O preço está justo sim, já que um táxi até o centro da cidade custa isso. Mas se quiser economizar, ao desembarcar vá ao posto de informações turísticas, no saguão, e pergunte sobre preços. Você pode até conseguir um táxi compartilhado. Sobre burocracia, não existe nenhuma. Tirando a fila da imigração, você entra no país sem nenhum problema e não precisa pagar taxa. A única coisa – que não me pediram, mas exigem – é a vacina, que você já tomou!
Abraços, aproveite e viagem e volta para contar sua experiência!

alexandresouza2003 disse:

Rafael estou indo para Los Angeles agora em Setembro e vou pela Copa com uma parada no Panamá. Vc sabe me dizer se preciso de algum documento ou vacina para a conexão no Panamá. Não pretendo sair do aeroporto.

Oi Alexandre, tudo bem?
Então, você deve sim tomar a vacina contra febre amarela, mesmo em conexão no Panamá. Eles provavelmente não vão te pedir, mas é melhor se prevenir para não ter dor de cabeça. Você pode procurar os postos da ANVISA e tomá-la gratuitamente. Apenas lembre que o cartão internacional de vacina só tem validade após 10 dias de tomada e que dura por 10 anos.
Boa viagem!

helo disse:

Oi, viajei com a Copa para Guatemala em maio, saindo de BH. Apesar dos aviões nçao contarem com serviços de entretenimento, voltei satisfeita com os voos. Nao houve atrasos, aviões boings para o meu alivio, check in rapidos. O unico sim não foi que comprei as passagens caras (não consegui comprar a melhor oferta). tive ate de voltar de executiva (estava mais barata do que a economica). Com isso, as passagens ficaram proximas de valor de uma passagem para europa.

Rafael Carvalho disse:

Muito obrigado por seu relato! Abs, Rafael

Luciana disse:

Olá Rafael,
Estou indo pra NY pela copa com parada de 12 h no panamá. Gostaria que vc me falasse sobre o boeing 737.. tem alguma coisa de entretenimento nesse voo? e no aeroporto é tranquilo pra sair e voltar…tem que pagar alguma taxa?

Oi Luciana, muito obrigado pela visita. O 737 não é nada demais, normal como os nossos aviões aqui da GOL. No que eu viajei, entre a Cidade do Panamá e Quito, não tinha nenhum entretenimento a bordo, só revista mesmo. No aeroporto você vai poder sair tranquilamente e aproveitar essas 12h na cidade. Se quiser fazer comprar, pode escolher entre o Metro Mall (com transporte grátis do aeorporto) ou ir pra cidade propriamente dita (veja mais sobre comprar aqui https://essemundoenosso.wordpress.com/2011/06/17/dicas-de-compras-no-panama/). Agora, como você está indo pra NY, onde já é um paraíso das compras, sugiro que passeie pela Cidade do Panamá. Tenho ótimas dicas neste post https://essemundoenosso.wordpress.com/2011/06/17/dicas-de-compras-no-panama/

Aproveite a viagem e se eu puder ajudar, é só perguntar! Volte depois pra contar como foi!
Abraços, obrigado

Simone disse:

Rafael,
Nunca voei com a Copa Airlines antes. Comprei duas passagens para Orlando com parada no Panamá de 1:50 hs.
Estou um pouco preocupada, pois algums pessoas não falaram bem (perda de mala, vôos desconfortáveis, etc)
Será a primeira vez que meu filho de 10 anos vai viajar de avião… Estou bem ansiosa…
Gostaria de saber sua opinião?

ps: eu corro o risco de cobrarem imposto no Panamá?

Oi Simone, eu não tive nenhum problema não. Mas para você ficar mais tranquila, por que não vê se seu cartão de crédito tem seguro viagem (incluso bagagem) ou tente contratar um, é bem barato. Sobre imposto, existe sim imposto no Panamá, mesmo assim os preços são mais baixos. A única área de comércio livre de impostos é em Colón, longe da capital.
Abraços e boa viagem! Volte depois para dar seu relato 🙂
Rafael Carvalho

Denis Andrade disse:

Exatamente Simone, Perda de malas, eu pensei que não ía acontecer comigo, mas aconteceu. E o pior, o atendimento deles depois do acorrido é péssimo.

Oi Rafael,

Ainda não tive a chance de voar pela Copa Airlines, mas parece que o serviço é bom mesmo.

Não conhecia sobre esse imposto…valeu pela dica.

Abraços

Denis Andrade disse:

Nem tente voar Guilherme, eu fiz isso e me arrempendi amargamente. Perderam minha mala e o pós atendimento é péssimo, não falam comigo nem por telefone nem por e-mail. Pague um pouco mais caro e procure outra companhia mais segura.

edney disse:

Amigo esse problema de perder bagagem não é exclusividade da Copa e sim de todas ás companhias..

edney disse:

Amigo todas ás compnhias perdem bagagem, poior sou eu que trabalha na tam e nem posso se quer reclamar do extravio na minha mala… voarei de copa em janeiro vamos ver no que dá.