O charme caótico e as sacadas floridas de Cartagena

Cartagena de Indias, no Caribe colombiano, foi eleita Patrimônio da Humanidade pela UNESCO pelo valor de sua Ciudad Amurallada.

O centro histórico, cheio de enormes casarões com sacadas coloridas por buganvilhas, igrejas imponentes e praças fica dentro de uma muralha de 13Km, que começou a ser construída no século XVI para proteger a cidade de ataques piratas e só ficou pronta quase 200 anos depois.

+Veja como escolher o seu hotel na cidade

Cartagena de Indias

Cartagena de Indias

A arquitetura e a história fazem jus ao valor de Cartagena para o mundo. Mas confesso que ao desembarcar nesta grande cidade, que ultrapassa 1 milhão de habitantes, levei um verdadeiro choque cultural. O que vi foi diferente de tudo que eu esperava!

Ruas de Cartagena

Em meio aos casarões antigos e as estreitas ruas, pulsa um comércio vibrante, enlouquecedor, um trânsito pesado, buzinas e camelôs. Vi que as ruas limpas de Bogotá tinham ficado para trás. Mas percebi que, depois de algum tempo, este cenário se misturaria ao encanto e o calor humano do lugar.

Plaza de San Pedro Claver

A dica é percorrer a pé os vários quilômetros da Ciudad Amurallada e perder-se nas ruas (pode ter certeza de que isso irá acontecer).

A Torre del Reloj separa a antiga cidade, da nova, Getsemaní, ainda mais caótica, mas também interessante.

Perto dali está a Plaza de Los Coches, famosas por suas carruagens, e o Portal de Los Dulces. Neste último, onde durante o dia são vendidos doces típicos, mesas dos bares tomam seus espaços à noite.

Plaza de Los Coches

Outro lugar onde os bares ganham as ruas é na Plaza Santo Domingo, em frente a impressionante igreja de mesmo nome. Foi lá que passei várias horas admirando a vida desta cidade maluca.

Plaza Santo Domingo

Reggaeton ao vivo na Plaza Santo Domingo

Uma coisa muito legal a ser fazer é subir em uma das partes da muralha. De lá se pode ver o Mar do Caribe – não tão azulado aqui – e a parte nova de Cartagena.

Vista para a parte nova de Cartagena

Ali também, no Baluarte de Santo Domingo, se tem um pôr-do-sol dos mais inesquecíveis em cima da muralha, no Café del Mar, um sofisticado bar lounge que prepara excelentes drinks (e caros por sinal). Mas vale a pena, é imperdível!

Café del Mar

Centenas de estrangeiros se reúnem ali todos os dias, a partir das 17h, com os olhos para o horizonte ao som de uma boa música. À noite, DJs animam o lugar, um dos mais badalados da cidade velha.

Pôr-do-sol no Café del Mar

Muitas pessoas que têm descoberto Cartagena- inclusive os brasileiros nos últimos tempos – escrevem e dão suas impressões sobre o lugar. Mas acho que cada um descobrirá da sua forma.

Cartagena de Indias

Seja com os olhos para cima, para ver as lindas sacadas floridas, seja com o foco da câmera nas construções coloniais ou com o espanhol – ou criollo, falado por muitos aqui – afiado para descobrir esta gente! Faça sua escolha e aproveite!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Maria Lurdes disse:

Adorei a descrição da cidade e lugares para ir,muito bom.

Wélica disse:

Adoreiiiii seus relatos!!! Tudo de bom! Valeuu, bjos

Edwiges disse:

Muito legal, Rafael. O pôr do sol é maravilhoso!… Só gostaria de entender o que vai além da sua mesa onde se encontra assentado… Será o mar? Beijos…

Rafael Carvalho disse:

Oi mae e o Mar do Caribe sim. Te amo

MArjorie disse:

Num sei se é a coisa mais doida que já vi na vida!! rsrsrsrs A cidade é um charme…bjs

Edwiges disse:

Filho, estou amando sua viagem e ao mesmo tempo me sinto orgulhosa de você… Suas descrições são perfeitas… Sinto-me ao seu lado e fico emocionada com tudo que se passa… Aproveite e continue a nos dar o prazer de participar de todas suas emoções… Te amo muito…

Henrique disse:

Booom demais hein? continue , o legal que vc ta conseguindo escrever na viagem , to adorando, vai aproveitando mesmo ai de shorts e blusa, pq aqui meeeu Deus, que friiiooo, Abraços.

Adolfo disse:

Nossa, Rafa! Essa cidade é doida mesmo porque ao mesmo tempo que parece ser uma cidade aconchegante e pequena, ela é grande, já que você disse que ultrapassa 1 milhão de habitantes, e também pelo choque das diferentes culturas. Parece ser tudo muito diferente daqui. Mas a arquitetura é sensacional mesmo! O vídeo ficou muito legal. Deu pra ver bem que isso daí é uma mistura. Parece a 25 nas ruas de Salvador. Falando em andar a pé pelas ruas, já que vi o presente tá fazendo sucesso hahaha! E owww, deve ser emocionante ver o cara cantando reggaeton ao vivo! E pra fechar, já coloquei este pôr do sol na minha lista! Supera a Casapueblo e Salvador? E, claro, a última foto ficou sensacional! (O último parágrafo tbm!) Parabéns!

Preta disse:

Eu queria mesmo estar nessa mesinha tomando uma com vc…
Saudades e tô amando tudo isso…

Preta disse:

Ameiiiiiiiiiiiiiiii…
Gostei mais ainda de vc tomando uma cervejinha… kkkkkkkkkkk
Te amo

Rafael Carvalho disse:

Hahaha que rápida você! Queria você ali do lado tomando comigo! Te amo